terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia 1 - A consulta

E lá fui eu à consulta. Depois de quase uma hora para encontrar um sítio para estacionar o carro lá cheguei à porta da Clínica. Confesso que não achei nada de especial. Já estive na Clínica do Póvoas e achei este último mais bonito com uma decoração mais elegante (mas isso são gostos que não interessam nada). Relativamente à consulta propriamente dita tive com o Doutor Manuel Pinto Coelho. Para ser totalmente honesta não me inspirou grande confiança, veio com a conversa da motivação e das pessoas irem ao Tallon só por causa dos comprimidos. Depois fez algumas perguntas de circunstância. Por fim mediu-me a tensão arterial. Tão rápido que duvidei que tivesse efectivamente feito a medição, então perguntei pelos valores. Disse-me que estavam normais. Achei estranho tenho hipertensão crónica e á dois dias que não tomo a medicação e então comentei isso com ele. Ele voltou a medir e disse que continuavam normais. Confesso que ainda agora não tenho a certeza se fez a medição correctamente. Já fiz centenas de medições, por ser hipertensa, e nunca ninguém mediu-me dessa forma tão rápida nem a minha médica que é especialista na área e que deve medir a tenção arterial aos pacientes dezenas de vezes todos os dias. Mas adiante... depois de medir a tensão perguntou se eu tinha algum problema na tiróide. Eu disse-lhe que não sabia mas acreditava que não, da última vez que fiz os exames estava tudo bem.   Imprimiu a fórmula dos comprimidos, juntou uma folha e disse que se eu cumprisse o que estava lá iria perder cerca de 15kg em um mês e meio. Claro que na folhinha estava lá que teria que fazer desporto pelo menos 45 a 60 minutos todos os dias. Então perguntei se a natação servia e disse-lhe que também ando no ginásio. E foi aí que ouvi a coisa mais espantosa que já ouvi até agora de um médico. "Vai ao ginásio? E levanta pesos? É que ao levantar pesos vai aumentar a massa muscular e assim aumenta o seu peso." Dahh qual é a parte em que não interessa que peso tenho desde que não seja gordura. E então eu respondi. "Mas é a primeira vez que ouço uma coisa destas, a musculação não é boa para aumentar o metabolismo, e assim combater a obesidade?" e ele insiste "A musculação não é boa. O bom é a bicicleta, a passadeira e por fim a elíptica. A musculação, ou melhor a hipertrofia muscular, faz aumentar o peso". Analisei com cuidado a folhinha com as indicações e então perguntei: “Então estão proibidos todos os hidratos de carbono?” E responde me o médico: “Pode comer uma a duas vezes por semana, mas eu apenas recomendo uma vez.”.
Não saí da consulta nada confiante. Mas a verdade é que não vejo por agora nenhuma alternativa. Depois a história dos comprimidos também não me convencem muito. Espero que não me façam mal. Vou tomá-los. Daqui a mais ou menos um mês tenho que fazer exames e tenho consulta no médico nessa altura verei se está tudo bem. Até lá também não vou fazer nenhum exame à tiróide como pediu o médico, porque não tenho dinheiro. Deus sabe o que me custou pagar 75€ para a primeira consulta e o que irá custar os comprimidos. A falar em comprimidos essa é outra que me está entalada na garganta. Não considero nada correcto, esses comprimidos que só podem ser feitos numa determinada farmácia, indicada pela clínica e que não pode ser feita em lado nenhum e que custam uma verdadeira fortuna. Cheira-me a negócio, a “forma fácil de fazer dinheiro”, pouco honesto. Mas já vi que é prática comum. Já o Póvoas fez a mesma coisa. Recomendou uns comprimidos que custam mais ou menos o mesmo que estes e que só podem ser feitos na farmácia que ele indicou.
Depois disto tudo perguntam vocês: “Vais fazer a dieta? Vais comprar os medicamentos?” e a minha resposta é VOU!!! Não tenho muitas alternativas, já tentei tudo e a verdade é que já estou cansada de lutar e de desistir. Desta vez vou lutar e não posso desistir. Espero mesmo que os comprimidos ajudem. No final quando estiver magra, espero conseguir manter o peso e ter força de vontade suficiente para nunca mais voltar ao que sou agora. É um paradoxo mas a verdade é que apesar de ter desistido de todas as dietas que fiz até hoje não consigo baixar os braços e pensar que vou ficar assim para sempre. Tenho de tentar e vou tentar mais uma vez. Espero não pagar um preço muito alto por isso.
Assim, aqui na minha cabeça penso: “AC vais caminhar todos os dias durante 60 minutos, vais á natação, vais tomar os comprimidos e vais cumprir escrupulosamente a dieta por um período de dois meses e depois vais avaliar se valeu a pena ou não.” Por agora a minha meta são estes dois meses. Depois logo se vê.

PS: mas que custa parar 75€ para uma consulta que bem podia ter sido feita por e-mail, custa. Bastaria ele ter-me enviado o formulário e o panfleto pela internet e pronto. Não vi nenhuma mais-valia por ter estado na clínica. A mim me parece que aquilo já está de tal maneira montado que passar o formulário para os comprimidos e encher chouriços é a mesma coisa.

PPS: Vi muita gente à espera de consulta para o Dr. Rafael, penso que tirando o Tallon ele é de facto o mais famoso. Já ouvi falar muito dele, na internet. Talvez da próxima mude de médico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá muito boa tarde. Estava a fazer uma pesquisa e encontrei este blog verifico que deixou de escrever. não deu resultado para si?
Eu deixo o meu testemunho:
132kg 1.60. No dia 27.3.11 - Por minha própria iniciativa iniciei uma dieta controlada unicamente por mim, com exercício e reduções alimentares só nas quantidades. no dia 3.5.11 fui pela primeira vez ao Dr. manuel coelho da clinica tallon (que desconhecia) neste dia tinha 126.600kg. já tinha perdido alguma coisa mas nada de especial. no dia de hoje 1.8.11 acabei de sair da minha balança e tenho 99kg. não está a custar nada a dieta não cometi nenhum pecado porque não tenho vontade. e estou focada e mentalizada a perder e neste momento para continuar, não sinto efeitos secundários. Até agora muito contente.